sexta-feira, 31 de maio de 2013

Closer (2004)

Assim que o filme começa, podemos ver que nos espera uma história de amor, através da música de Damien Rice "Blower's Daughter" e do slowmotion da primeira cena. Resta saber que tipo de história de amor se aborda.
Assim, temos quatro personagens centrais que cruzam os seus destinos, transmitindo para o espetador valores como: lealdade, traição e amor. De um lado temos Alice (Natalie Portman), uma ex-stripper que cruza o seu caminho com Dan, enquanto andam na rua. (Jude Law). Por sua vez, Dan conhece Anna, (Julia Roberts) uma fotógrafa reconhecida, que fotografa Dan para a capa do seu livro. Mais tarde, Dan conhece Larry (Clive Owen) pelo site "London Sex anon", através de uma pura brincadeira. No entanto, esta brincadeira fez com que Larry e Anna se conhecessem, começando assim uma relação amorosa.
Até aqui parece tudo muito simples e linear. Mas é quando Anna e Dan se voltam a ver que os problemas surgem. Os dois estão apaixonados um pelo outro, mas estão em relações com outros parceiros. Entretanto, Larry conhece Alice e ambos reconhecem que os seus companheiros estão apaixonados um pelo outro. 
O "cupido", como Anna e Larry chamam Dan, vai fazer de tudo para ganhar o amor de Anna. Mas será que consegue? Será que a personalidade forte de Larry acabará por ceder? E alice, será que aceita ser trocada? Resta aqui saber que, quem tudo quer, tudo perde.
Com uma história marcante do início ao fim, Mike Nichols traz-nos um filme baseado numa peça teatral do britânico intemporal Patrick Marber.

Veja o trailer: 

 



Recursos expressivos e linguagem:

Este filme tem uma linguagem bastante forte, onde se priveligia a montagem alternada, como na cena em que Anna e Dan contam aos seus parceiros que têm um caso. Esta ação desenvolve-se na mesma cena e o espetador percebe que o tema dos seus diálogos é o mesmo. No que diz respeito à profundidade de campo, esta encontra-se em Deep focus, uma vez que o que se vê no primeiro plano é completamente nítid, com uma luminosidade profunda. Esta nitidez é visível na cena em que estão todos na exposição fotográfica «The Strangers», de Anna.No que diz respeito aos enquadramentos de câmara, pode-se dizer que existe a predominância para os planos médios, aproximados e grandes planos. No que diz respeito às angulaturas, estes planos têm praticamente um ângulo frontal.
A banda sonora do filme é também bastante expressiva, e temos como destaque "The blower's daughter", que entra logo na primeira cena, em slowmotion. Esta música entrou nesta cena para mostrar ao espetador que Alice e Dan olham bastante um para o outro enquanto andam. Daí o refrão da música "I can't take my eyes off you".
No que diz respeito à cor, predominam as cores claras, como o azul e o branco, dando uma expressividade limpa quanto às filmagens.


Para saber mais informações sobre o filme, clique aqui.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...