terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Pianista (2002)

Um filme baseado na Segunda Guerra Mundial e que retrata a vida de uma família judia no principio da mesma.
O filme começa com um dos primeiros ataques à Polónia em 1939 e baseia-se na autobiografia de Wladyslaw Szpilman (1911-2000), um dos 400 mil judeus que viviam em Varsóvia e que foram consequentemente massacrados quando a Alemanha invadiu a Polónia. Szpilman, prestigiado pianista da Rádio Nacional, assistiu ao desmembramento e à queda da sua família e dos seus pares polacos no chamado "Guetto" da cidade, sofrendo diante das normas racistas impostas pelo exército nazi.
Abordando um tema tão polémico e sempre controverso, o filme mostra bastantes factos que aconteceram nessa época e Adrien Brody engrandece a película nesta interpretação única.
Se o filme foi tão aclamado e ainda hoje persiste na memória de quem o viu, muito se deve ao ator Adrien Brody, que interpretou Wladyslaw Szpilman. Para conseguir dar ênfase ao personagem, o ator deixou a barba crescer, as olheiras sobressaírem no seu rosto e perdeu 14 quilos, dando uma imagem clara de um judeu em fuga no Holocausto.
Com uma linguagem clara e bastante explícita sobre todos os dissabores de ser judeu e todas as angústias vividas na época, Roman Polanski traz-nos um filme decerto marcante e angustiante, do inicio ao fim.
Roman Polanski descreve afincadamente a vida dos judeus naquela altura. É de salientar que este realizador é descendente de polacos, e mudou-se com a família para a Varsóvia em 1935, assistindo de perto a morte da mãe e da irmã devido ao Holocausto. Talvez por isso, tenha feito um filme tão sincero no que diz respeito à História.


 Nota no IMDB, clique aqui.

1 comentário:

  1. Também gostei imenso do filme! Devias fazer um post sobre o Pulp Fiction :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...