domingo, 28 de julho de 2013

American Beauty (1999)





"O meu nome é Lester Burnham. Este é o meu bairro. Esta é a minha rua. Esta é a minha vida. Tenho 42 anos e em menos de um ano, estarei morto. Claro que ainda não sei desse facto. E, de certa maneira, já estou morto." Kevin Spacey (The Life of David Gale, 2003) dá voz a Lester Burnham, um homem de família, que mora num bairro tipicamente americano, com uma família igualmente típica dos EUA. Quando ele diz "e, de certa maneira, já estou morto" ele remete para a sua vida enquanto marido, pai e homem. Não tem vida matrimonial nenhuma, porque a sua mulher é obcecada pelo trabalho. Não tem uma boa relação com a sua filha adolescente porque já passou a fase dos "porquês" e entrou numa fase mais "independente".
Este filme aborda a história de um homem que deixa entrar na sua vida o desejo por uma colega de Jane, sua filha. É este desejo por Angela, uma jovem que aparenta ser bastante atrevida, que irá fazer com que a vida de Lester dê uma volta de 180º graus. O namoro de Jane com um traficante de droga, que mora ao lado da família Burnham vai mudar o destino e o rumo de cada personagem. Cada um tem uma história distinta, que se entrecruza com o desenrolar da película. Temos Buddy, que é o amante secreto de Carolyn, mulher de Lester. Temos Ricky Fitts, namorado de Jane e filho de um conservador e ex-marine, Frank Fitts. Temos Angela, uma jovem que quer ganhar a vida ao custo do corpo, amiga de Jane. Cada um deles pode ter um motivo para matar Lester, mas quem será o assassino do protagonista?
Este filme aborda temas como a família, a traição, o desejo, a infelicidade, drogas, homossexualidade e falsas aparências.Temas muito polémicos numa família muito americana.
Podemos contar com planos médios e aproximados, principalmente nas cenas mais emocionais. Já o tipo de montagem é visível, visto que o espetador consegue perceber os cortes que existem nos planos e cenas. Esta película conta com um grande plot-twist, porque o narrador do filme, Lester, leva-nos a pensar de uma determinada forma e acontece precisamente o contrário, o que é bom porque, desta forma, o filme não cai no previsível. Ricky Fitts, o namorado de Jane, traficante de droga e filho de Frank Fitts, dá-nos um ponto de vista diferente de Lester, ao filmar com a sua câmara vários episódios diários da vida da família de Lester. É a partir destas filmagens que o fim de filme tem o desfecho que já sabemos. As cores da película são várias vezes escuras, para demonstrar o desespero dos personagens. Também temos várias vezes a cor vermelha para simbolizar o desejo de Lester por Angela. Daí o símbolo do filme serem pétalas de rosa vermelhas, que nos remetem para a atração, desejo.
American Beauty foi realizado por Sam Mendes, alvo de várias críticas sobre este filme, tal como Kevin Spacey. Este realizador é conhecido por filmes como Revolutionary Road, 2008 e 007 - Operação Skyfall, 2012.

Trailer:








Curiosidades:
Este filme ganhou 5 prémios, incluindo o de Melhor Ator, Melhor Realizador e Melhor Filme Estrangeiro. Foi nomeado para mais 74 prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...