domingo, 28 de julho de 2013

V for Vendetta (2005)

Se existe filme que dá a entender que não podemos ter medo, este leva a Óscar. V de Vingança conta a história de um homem que ambiciona um povo que questione o que lhe é dito através da comunicação social e que não seja atávico, o que acontece várias vezes na sociedade atual. Este homem esconde-se atrás de uma máscara para dizer o que sente e para lutar pela liberdade que sempre ambicionou. Ao ser procurado pela polícia britânica e pelo próprio Presidente de Inglaterra, “V” fala para todo o povo britânico, afirmando que no dia 5 de Novembro do ano seguinte, as Casas do Parlamento explodirão.  Resta saber se V consegue fazer juz à justiça e liberdade que tanto ambiciona.
Ao lado de V, junta-se Evey, que aprenderá a não ter medo e a viver a vida de uma forma livre. 
Trata-se de um filme que aborda temas como a justiça, que é feita pelas próprias mãos de V, liberdade, corrupção feita pelo Governo e lealdade. 
Podemos perceber com esta película, que temos todos que trabalhar em prol do governo, fazer notícias em prol do mesmo, até pensar em prol de. No entanto, numa pura democracia, a verdade viria sempre ao de cima, custasse a quem tivesse que custar. Sendo assim, será que se pode chamar Democracia a um país onde existe a censura, ainda que, de uma forma indireta? Onde um apresentador de TV é morto por ironizar o facto do Presidente de Inglaterra ser realmente corrupto. Como é possível um filme de 2005 continuar tão recente?
Com cenários extraordinários, pode-se salientar a casa de V, que a muito se equipara a um museu, repleto de esculturas e artefactos antigos. Quanto aos planos, são mais evidentes os médios, aproximados e de conjunto, isto para mostrar de uma forma bastante clara os sentimentos dos personagens. Já as cores predominantes são o preto, cinzento e azul escuro, isto para que o espetador entre na história de uma forma mais precisa e sinta as emoções de injustiça, corrupção, mentira e vingança que o filme transmite. Já a montagem é visível, uma vez que os cortes entre os planos e as cenas são bastante percetíveis.
O ator que interpreta "V" é Hugo Weaving, conhecido por ter entrado em filmes como Matrix (1999), e Cloud Atlas (2012). Já Natalie Portman caracteriza a amável, mas forte Evey. Podemos reconhecê-la de filmes como Closer (2004), Star Wars, (2005) e Cisne Negro (2010). 
O realizador do filme, James McTeigue, é conhecido por ter co-realizado filmes como Matrix (1999) e Star Wars (2002). V for Vendetta foi escrito pelos famosos irmãos Wachowski.

Veja o trailer:

 
Curiosidades:
Este filme foi inspirado pelos romances gráficos de Alan Moore, e desenhados por David Loyd.
Um grupo baseado na Internet, Anonymoys, adotou a máscara que V utilizou como símbolo do mesmo. 
Ganhou 4 prémios, como o de Best Actress e o de Best Production Design.

Para saber mais acerca do filme, clique aqui.












2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...