domingo, 30 de junho de 2013

Spartacus (2010)

Aqui vai um post sobre uma série e não um filme, como habitualmente faço. Descobri esta série recentemente e deixou-me colada ao ecrã. E digo isto no bom sentido. A sua história, inspirada em factos verídicos, os seus atores e os seus brilhantes papéis, os seus efeitos visuais que não ficam aquém do filme "300", de Zack Snyder e os seus plot-twists, deixam qualquer pessoa de boca aberta. Também as cenas mais adultas deixam qualquer um de boca aberta.
Spartacus trata a história de um homem, cuja mulher lhe é arrancada dos braços, pela ordem de Gaius Claudius Glaber (Craig Parker, O Senhor dos Anéis). A ação começa aqui, pois é neste instante que Spartacus, protagonista do filme, é levado para a casa de Batiatus (John Hannah, A Múmia),  um homem que era dono de vários gladiadores. Treinado por Oenomaus (Peter Mensah), o jovem Spartacus torna-se num gladiador famoso e jura vingar a morte de Sura, sua mulher.
Esta vingança leva a que todos os gladiadores e escravos de Cápua (cidade italiana) lutem pela sua liberdade, dando início a uma guerra com Roma e os seus senados.
A série mistura ação com várias histórias de amor, como a de Crixus (Manu Bennett) e Naevia (Cynthia Addai-Robinson). Junta também várias estratégias para as pessoas subirem ao poder, passando por cima de tudo e todos para que tal aconteça. Estas estratégias, juntamente com a sede de matarem Spartacus levarão a que a trama tenha vários acontecimentos imprevistos, que o espetador não está à espera, tendo vários plot-twists, como falei anteriormente. Pode contar com efeitos visuais excelentes, desde sangue a saltar para o ecrã, como se de uma série 3D se tratasse. A música fica no ouvido, e o compositor Joseph Loduca é estonteante, fantástico. Compôs das melhores músicas para a série, e podem ser destacadas "No Life Without You", "Rain at Last" e "Six Against One". Quanto aos planos, estes são várias vezes de conjuntos e aproximados, para mostrar a expressividade dos atores. Já a luz da série é quente, uma vez que temos cores como o âmbar, o vermelho e o bege.
Estou a falar de uma série que retrata de uma forma clara e explicita a vida antiga, onde se idolatravam os Deuses. O sexo é feito em qualquer esquina, à frente de qualquer pessoa, sem pudor nenhum, facto que também se verificava nessa época. Daí esta série não ser recomendada a crianças e pessoas sensíveis.
O resto do julgamento fica a vosso critério.

Curiosidades:
A primeira temporada de Spartacus teve como protagonista Andy Whitfield, que fazia o papel de Spartacus. Após 18 meses de luta contra um linfoma non Hodgkin, o ator australiano não sobreviveu, tendo que fazer este papel o ator Liam McIntyre, não deixando nada a desejar.
A atriz Lucy Lawless, que interpreta Lucretia, a mulher de Batiatus, protagonizou a série bastante famosa "Xena, a guerreira", dos anos 90.


Veja o trailer:
Para saber mais sobre a série, clique aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...