terça-feira, 11 de junho de 2013

Black Hawk Down (2001)

Mais um filme baseado numa história verídica. Este conta-nos a história das elites do exército americano que participam na Guerra da Somália (1992-1993), de modo a restaurar novamente a ordem. Estas elites são a Força Delta, os Rangers do Exército e os 160 SOAR. Ridley Scott aborda na película a luta que estas elites terão que travar com os civis de Mogadíscio, de modo a sobreviverem. Valores como a compaixão, a entreajuda, a lealdade, a coragem e a esperança são vinculados no mesmo. O espetador vai encontrar-se também numa luta interior, entrando na história do filme de uma forma quase inconsciente. Temos bastantes atores prestigiados como Josh Hartnett, Ewan McGregor, Eric Bana, William Fichtner, Sam Shepard e Orlando Bloom. Estes vão mostrar que são verdadeiros guerreiros e que, apesar das adversidades, a esperança não morre.

O filme conta com uma narrativa do linear, na medida em que a mesma é contada com continuidade espácio-temporal. Quanto aos planos, temos enquadramentos médios, aproximados, de conjunto e americanos. Quando à angulatura, pode-se dizer que o filme tem prodominância para os planos picados e frontais.
No que diz respeito à luz, a mesma várias vezes é quente, para acentuar expressividade ao filme, e outras vezes é fria, para demonstrar a noite e acentuar um ar dramático ao mesmo.
A banda sonora conta com um compositor fenomenal, Hans Zimmer. Como já foi dito acerca do filme anterior, O Último Samurai (2003), as músicas deste filme dão uma grande expressividade à película, acentuando as emoções dos atores, transparecendo, de uma forma eficaz, para o espetador.

Ridley Scott é um realizador bastante conceituado no mundo da sétima arte, e já fez filmes de grande sucesso como Gladiador (2000), Hannibal (2001), Gangster Americano (2007),  A Presa (2011) e Blade Runner (1982).

Veja o trailer:



Para mais informações acerca do filme, clique aqui.

1 comentário:

  1. grande comentario, o Hans zimmer é um senhor e só ele basta para justificar ver um filme. o eric bana tem um desempenho bastante interessante porque tal como no munique faz um papel "pesado". de resto, uma execelente historia sobre o pais mais corrupto do mundo e para o conflito de maior duracao presentemente no globo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...